Ciências Econômicas – Manhã
Alexander Julião
Resenha do livro Técnicas de comunicação escrita.
O homem usa a capacidade de se comunicar, de forma permanente, para interagir e obter respostas do meio que o cerca. Essa ação tão corriqueira se faz impulsivamente e muitas vezes de forma obscura e turva, dificultando a comunicação. O livro Técnicas de comunicação escrita (Izidoro Blikstein; 102 páginas; 15 reais) explica de forma didática e simples essa complexa atividade. O autor cria uma situação de aparente simplicidade em que um gerente, por meio de um bilhete, pede um favor a sua secretária que não compreende o recado e deixa de fazer a tarefa. A partir desse fato, o escritor demonstra que é preciso clareza e objetividade, além dos métodos que são necessários para o êxito na comunicação. Izidoro Blikstein é professor de lingüística e semiótica da universidade de São Paulo. É também professor de comunicações empresarias da Fundação Getúlio Vargas e escreveu Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade.
A questão, no texto, de obter a resposta desejada é um dos argumentos que o autor foca mais por causa de que o remetente e o destinatário se comunicam para receber resultados que, normalmente, vem em forma de respostas. O livro é de fácil acessibilidade e compreensão tornando o público alvo muito grande e válido para qualquer leitor. O desenvolver do texto e os diagramas buscam ajudar no entendimento, tornando a obra muito boa e um ótimo exemplo da própria proposta do texto que é tornar a ferramenta da comunicação clara e direta.
Alexander Julião
Resenha do livro Técnicas de comunicação escrita.
O homem usa a capacidade de se comunicar, de forma permanente, para interagir e obter respostas do meio que o cerca. Essa ação tão corriqueira se faz impulsivamente e muitas vezes de forma obscura e turva, dificultando a comunicação. O livro Técnicas de comunicação escrita (Izidoro Blikstein; 102 páginas; 15 reais) explica de forma didática e simples essa complexa atividade. O autor cria uma situação de aparente simplicidade em que um gerente, por meio de um bilhete, pede um favor a sua secretária que não compreende o recado e deixa de fazer a tarefa. A partir desse fato, o escritor demonstra que é preciso clareza e objetividade, além dos métodos que são necessários para o êxito na comunicação. Izidoro Blikstein é professor de lingüística e semiótica da universidade de São Paulo. É também professor de comunicações empresarias da Fundação Getúlio Vargas e escreveu Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade.
A questão, no texto, de obter a resposta desejada é um dos argumentos que o autor foca mais por causa de que o remetente e o destinatário se comunicam para receber resultados que, normalmente, vem em forma de respostas. O livro é de fácil acessibilidade e compreensão tornando o público alvo muito grande e válido para qualquer leitor. O desenvolver do texto e os diagramas buscam ajudar no entendimento, tornando a obra muito boa e um ótimo exemplo da própria proposta do texto que é tornar a ferramenta da comunicação clara e direta.
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